terça-feira, 15 de setembro de 2009

SUPLEMENTAÇÃO ESPORTIVA E A BUSCA PELO CORPO PERFEITO

A alimentação adequada no esporte é fundamental para o melhor desempenho do atleta, mas com o stress e “correria” do cotidiano, grande parte população não se alimenta adequadamente, proporciando um aumento na comercialização de suplementos alimentares.

A indústria está ofertando no mercado, suplementos com várias promessas e propósitos, tais como estéticos, aumentar massa muscular e a performance das atividades, diminuir fadiga muscular, entre outros. Cada vez mais aumenta a preocupação com a aparência estética e a busca por resultados rápidos aumentam o uso indiscriminado de suplementação sem orientação profissional.


Segundo pesquisa realizada em novembro de 2008, as pessoas procuram praticar exercícios para melhorar a estética e saúde, visando ganhar massa muscular e perder tecido adiposo. A utilização de suplemento por praticantes de atividade física é maior entre os que fazem exercícios há mais tempo e com freqüência. O uso indiscriminado de suplementos alimentares recebe a influência por amigos que utilizam.


Os suplementos podem causar problemas à saúde quando utilizados de forma inadequada, o indicado é procurar ajuda de profissionais qualificados antes de consumir qualquer suplemento, recebendo a devida prescrição de quantidades, horários adequados e dieta equilibrada para uma melhor absorção do suplemento, proporcionando um melhor desempenho, resistência e resultado do atleta.


Alguns suplementos no mercado:

BCCA - Aminoácidos de Cadeia Ramificada (BCAA's) - Isoleucina, Leucina e Valina e Vitamina B6 que são “queimados” durante a atividade física. Melhora oferta de energia e recuperação muscular. Indicado para praticantes de modalidades de curta ou longa duração, sendo ideal para atletas de musculação, ciclismo, atletismo e que desejam manter sua massa magra.

Creatina - Sintetizada pelo fígado através de aminoácidos, encontrada em pouca quantidade em carne vermelha e peixe. Aumenta a força e da capacidade física para resistir mais tempo praticando atividade física. São atribuídos alguns efeitos colaterais, entre eles: náusea, diarréia, desconforto estomacal e tontura. Os efeitos causados pelo uso prolongado da creatina ainda são desconhecidos.

Whey protein – Composto basicamente do soro do leite contem diversos aminoácidos e alguns minerais como sódio, cálcio e potássio, existem várias marcas no mercado e com formulações diferentes, utilizado para aumento da massa muscular.

Glutamina - Aminoácido encontrado em grande concentração no tecido muscular ocorre degradação de glutamina em exercícios intensos e treinamento com peso. O Suplemento protege quanto à perda muscular para quem treina “pesado”.

Dextrose- Carboidrato de alto índice glicêmico, repositor energético para praticantes de Atividade Física, elaborado para ser consumido após treino para repor energia.

Termogênicos- Capacidade de transformar nutrientes em energia. Utilizado para “queimar” gorduras localizadas aumentando a definição muscular, Este suplemento ajuda a acelerar o metabolismo.

Algumas orientações nutricionais:

Antes da Atividade física
- Evitar ficar em jejum;
- Comer 2 hs antes ou 30 minutos se for alimentos com alto índice glicêmico;
- Consumo de água.


Durante a Atividade física
- Consumo de líquido mantendo a hidratação com água ou repositores hidroeletrolíticos);
- Quando necessária utilização de alimentos com alto Índice glicêmico.

Após Atividade Física
- Consumo de líquido mantendo a hidratação;

- Alimentos ricos em carboidratos nas primeiras duas horas após a atividade.


Cristiane Brum Barão

Nutricionista pós graduanda em
Nutrição Clínica e Estética

Nenhum comentário:

Postar um comentário