quinta-feira, 18 de março de 2010

Como ajudar indivíduos a seguir orientações alimentares!


Os profissionais nutricionistas trabalham com mudanças alimentares a fim de atingir o sucesso nos tratamentos dietéticos. Educam seus clientes para ajudá-los a mudar seus comportamentos alimentares, porém não sabem, muitas vezes, como ajudar os pacientes a mudar. Pois, em primeiro lugar, a vontade de mudar deve ser do cliente e não somente do profissional.


Levam anos estudando e aprendendo sobre nutrição e sua importância na saúde, na doença e ao tratar um paciente, crêem que educar é a garantia de adesão ao tratamento dietético. Deveremos lembrar sempre que a informação nutricional é a mesma e comum a todos os indivíduos, mas as pessoas são diferentes e com problemas pertinentes às suas realidade e culturas.

Então, como ajudar os indivíduos a seguir as orientações alimentares?

Um modo de melhorar a adesão às orientações é escutar os pacientes mais efetivamente. Erra-se quando dizem a eles como mudar sem ter suas contribuições para tal. Deve-se apoiar os indivíduos em sua jornada de mudança usando o conhecimento sobre os alimentos. Uma pessoa que muda seu comportamento tem um bom ouvinte para entender seus problemas.


Outra questão é perceber que as mudanças não ocorrem do dia para a noite, leva tempo. Os progressos ocorrem em pequenos passos e por várias ocasiões ocorrerão períodos de retrocesso, isto facilita entender o fato de que os planos alimentares nem sempre são seguidos com exatidão.


Em suma, apoiar e valorizar o cliente em cada passo de mudança realizado com sucesso é compreender que na jornada da mudança nutricional, a escuta reflexiva e habilidosa esclarece e amplia a experiência e o significado próprio do cliente. Assim teremos o objetivo pretendido por ambos, a melhora e eficiência na escolha dos hábitos alimentares, para assim atingir melhor qualidade de vida.

Sandra Beatris de Oliveira Tomasini
Nutricionista
Pós graduanda em Nutrição Clínica e Estética pelo IPGS