terça-feira, 10 de novembro de 2009

Tratamentos Estéticos complementares a Dieta!

Todo tratamento corporal estético deve acontecer aliado a um programa de orientação alimentar. Depois da reeducação alimentar é hora da ciência e da tecnologia dar uma mãozinha nos tratamentos de celulite, gordura localizada, flacidez muscular e cutânea e estrias, com a utilização de aparelhos de ponta, que visem o estímulo do colágeno e/ou a destruição da gordura localizada. Depois de estabelecido o grau de celulite, gordura localizada, flacidez e estrias, orientam-se o tratamento, os profissionais e as técnicas a serem utilizadas. Tudo irá depender de uma avaliação completa, onde será analisada a expectativa do indivíduo e suas necessidades.

A nutricionista avaliará o peso corpóreo, medirá a estatura e através do estilo de vida, orientará a mudanças nos hábitos alimentares.
A fisioterapeuta corporal utilizará os aparelhos estéticos indicados para cada caso.
A esteticista fará toda a parte manual do tratamento com drenagem linfática, produtos esfoliantes e massagem corporal.

Celulite, gordura localizada e flacidez:

O tratamento tem a função de controlar o grau e a intensidade da celulite e gordura localizada. Os procedimentos realizados são:


Manthus: combinação de ultra-som e corrente esterodinâmica de média freqüência, promove a quebra das moléculas de gordura e transforma a adiposidade de cada área em partículas bem finas, que são drenadas pelos vasos linfáticos e eliminadas através da urina e suor. Promove a diminuição de medidas e a eliminação de toxinas.


Phydias: eletro-estimulação que recupera as fibras musculares, modelando o corpo e dando sustentação à pele para tratar e evitar a flacidez.


Accent: aparelho de radiofreqüência que produz grande quantidade de calor na área tratada. Esse aumento de temperatura acelera a produção de colágeno, substância que dá firmeza e sustentação à pele. Reduz também a gordura localizada e diminui o aspecto da celulite no bumbum, pernas e na barriga


Subcision: técnica que consiste em seccionar as fibroses no tecido subcutâneo para reduzir as depressões decorrentes de "celulite" (aspecto "casca de laranja"). É indicado para celulite grau 3 e 4.


Drenagem linfática manual: massagem suave com movimentos lentos e rítmicos que ajuda a eliminar líquidos retidos e toxinas. Melhora a circulação sangüínea e linfática, auxiliando o combate à celulite e à gordura localizada. Também recomendada nos períodos pré e pós-operatórios, durante a gestação e como tratamento relaxante.


Ultra-som: estimula a circulação sangüínea, ativa o metabolismo adiposo e aumenta a extensibilidade das fibras colágenas, utilizado no tratamento de celulite, gordura localizada, diminuição de aderências e fibrose, e aumenta a penetração de substâncias na pele.


Endermologia: massagem a vácuo que melhora a circulação sangüínea e linfática e o endurecimento tecidual, sendo muito indicado para transtornos circulatórios, celulite, flacidez, pré e pós-operatórios.


Eletrolipólise: também chamada de eletrolipoforese é uma técnica destinada ao tratamento das adiposidades e acúmulo de ácidos graxos localizados. Caracteriza-se pela aplicação de microcorrente específica de baixa freqüência (ao redor de 25 Hz) que atua diretamente a nível dos adipócitos e dos lipídios acumulados produzindo sua destruição e favorecendo sua posterior eliminação.


Carboxiterapia: A técnica é definida como a administração terapêutica do anidro carbônico (também denominado gás carbônico ou CO2) através de injeção hipodérmica no tecido subcutâneo diretamente nas áreas afetadas.

Estrias

Striat: é uma estimulação dérmica que provoca um processo inflamatório em toda a extensão da estria gerando um aumento na produção de colágeno com posterior regeneração. É utilizado um equipamento em forma de caneta com uma pequena agulha na ponta através da qual é estimulado o processo inflamatório agudo.


Microdermoabrasão: aparelho que utiliza microcristais de hidróxido de alumínio que são jateados nas estrias sob forma de pressão e ao mesmo tempo aspirados para um reservatório dentro do aparelho. Causa uma irritação nas estrias, levando a um estímulo de um novo colágeno, e conseqüentemente diminuição das mesmas. Esta técnica também é conhecida como peeling de cristais.

Tratamentos Faciais

Limpeza profunda da pele: fundamental para eliminar as células mortas, as impurezas e com isso desobstruir os poros. Evita o acúmulo de células mortas que deixam a pele áspera, elimina pontos escuros (não removidos com os produtos para limpeza de pele diária) e ainda retira impurezas profundas dos poros.


Peeling de Diamante: é um tratamento de renovação celular que devolve a elasticidade, clareia as manchas, diminui a oleosidade e a acne. O principal objetivo desse peeling é refazer a superfície da pele, reduzindo as rugas finas e diminuindo os poros que estão dilatados. A abrasão e esfoliação são controladas e estimulam a formação de colágeno, proteína natural da pele, que vem a ser a chave da elasticidade e do tônus facial. É um peeling leve e retira somente uma parte da epiderme, podendo ser usado para preparo da pele para peelings químicos ou usado isoladamente com bons resultados.


Peeling químico: consiste na aplicação tópica de determinadas substâncias químicas capazes de provocar reações que vão desde de uma leve descamação até necrose da derme, com remoção da pele em diferentes graus. Isso significa que haverá descamação e troca da pele, atuando no tratamento de manchas, acne e envelhecimento cutâneo. Tem como objetivo a esfoliação da pele e o estímulo de um novo colágeno. As substâncias mais utilizadas são o ácido retinóico e o ácido glicólico.



ADIRENE FIORIN
Nutricionista CRN 2 8089

Nutricionista graduada pela Unisinos, pós graduanda em Nutrição Clínica e Estética pelo IPGS. Atua em Bento Gonçalves/RS como nutricionista clínica em um Centro Estético.