terça-feira, 29 de setembro de 2009

Tipos de Suplementos Alimentares

São muitos os tipos de suplementos alimentares, bem como as suas finalidades:

Suplementos vitamínicos e minerais: são suplementos à base de vitaminas e minerais, com o objetivo de aumentar a ingesta dos mesmos na nutrição. Existem suplementos de um único micronutriente ou combinados entre si para algumas finalidades específicas. Suas indicações variam muito de acordo com as necessidades individuais.

Energizantes: são suplementos destinados a aumentar o fornecimento de energia, principalmente para atividade física, pois aumenta e prolonga o desempenho do atleta. A maioria deste tipo de suplemento são produtos em pó, à base de carboidratos, vitaminas e minerais envolvidos na contração muscular e no equilíbrio hidroeletrolítico do organismo.

Reidratantes: têm composição semelhante aos energizantes, porém com uma concentração menor de açúcares. Não contêm gorduras e nem aminoácidos. Devem ser tomados gelados, para que ajudem na refrigeração orgânica e acelerem a sua absorção. A finalidade deste suplemento é a reposição da perda hidroeletrolítica que ocorre através do suor, bem como manter um suprimento de energia para o prolongamento da atividade.

Protéicos: são produtos à base de proteínas e aminoácidos. São destinados principalmente para o aumento de força, aumento de massa muscular, aumento do tônus muscular, diminuição da flacidez e recuperação muscular.

Hipercalóricos: são produtos que combinam carboidratos, gorduras e proteínas, além de vitaminas e minerais, com alta dosagem de calorias. São indicados para fases do treinamento de grande intensidade e volume e em indivíduos que necessitam aumentar as necessidades energéticas.

Produtos à base de fibras: são destinados a favorecer principalmente o funcionamento intestinal e capturar a gordura no trato digestivo, sem oferecer calorias.

Produtos à base de ervas e fitoterápicos: são destinados para formulação de suplementos esportivos e para fins estéticos ou para prevenção e tratamento de diversas doenças.

É importante ressaltar que uma alimentação adequada e equilibrada fornece a uma pessoa saudável todos os nutrientes necessários e que a suplementação alimentar é recomendada apenas em situações específicas. Portanto, o nutricionista é o profissional capacitado para prescrever e avaliar o estado nutricional do indivíduo.
Daniele Amorim Benfica
CRN2 8755
Graduada em Nutrição pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
Pós-graduanda em Nutrição Clínica e Estética – IPGS