terça-feira, 4 de agosto de 2009

O que são Nutricosméticos?

Trata-se de uma nova classe de produtos do segmento saúde e beleza, acrescidos da elegância e da facilidade em encontrá-los em cápsulas, pílulas ou líquidos combinados. Os especialistas do mercado se referem a essa nova categoria de produtos para a estética como produtos de “beleza interna”.

Esses produtos prometem melhorar a aparência da pele, do cabelo, das unhas, ou até mesmo ter poder emagrecedor, com complementos dietéticos que combatem a celulite, a obesidade e o excesso de peso sob todas as suas formas.


O conceito de nutrir “de dentro para fora” surgiu da hipótese de que o organismo não pode ser nutrido apenas externamente com cremes hidratantes e soluções tópicas, por isso a indústria cosmética aliada à indústria de alimentos, vem pesquisando inúmeras combinações de ativos, capaz de somar esses efeitos benéficos.

Embora já tão difundido, a definição de nutricosmético ainda não é clara, isso porque o nutricosmético não é nem cosmético e nem alimento. No Brasil, a ANVISA enquadra os produtos cosméticos como de ação tópica, portanto só é aprovado para uso externo. Assim, os produtos que são ingeridos não podem ser considerados cosméticos e necessitam de outro tipo de registro, com normas mais criteriosas.

Nessa definição, os nutricosméticos podem ainda ser comparados aos nutracêuticos, ou seja, alimentos que satisfazem requerimentos nutricionais. O nutracêutico é um alimento, ou parte deste, que proporciona benefícios médicos e de saúde, incluindo a prevenção e tratamento de doenças. Entre os nutracêuticos mais comumente utilizados na composição de nutricosméticos estão a vitamina C, vitamina E, a coenzima Q, os carotenóides beta-caroteno e licopeno, alguns aminoácidos, o chá verde e os flavonóides.

Como os alimentos são absorvidos parcialmente e de acordo com suas propriedades, os nutricosméticos garantem que os nutrientes estejam presentes no funcionamento do organismo e tenham o máximo de absorção. Isto significa que as cápsulas não substituem os alimentos, pelo contrário, é muito mais saudável alimentar-se bem, de forma variada e balanceada, do que recorrer às cápsulas.

No entanto, as cápsulas de nutricosméticos podem ser indicadas para pessoas com hábitos alimentares inadequados e irregulares, somente por determinado período de tempo e respeitando as necessidades de cada um. Os nutricosméticos não podem substituir uma dieta saudável.

Não há nenhuma contra-indicação ao uso de nutricosméticos, desde que seguida a orientação de como administrar e apenas a quantidade prescrita recomendada. Como qualquer outro tipo de complemento ou suplemento deve ser administrado sob orientação.


Raquel Flério Silveira
Nutricionista CRN2 6739p

Graduada em nutrição pela Faculdade IPA.
Pós graduanda em Nutrição Clínica e Estética pelo IPGS.
Atua como nutricionista na cidade de Porto Alegre/RS em clínica de cirurgia plástica. Realiza atividade voluntária em hospital.