terça-feira, 13 de outubro de 2009

Ácido Linoléico Conjugado (CLA) - A promessa de redução da gordura abdominal

O ácido linoléico conjugado (CLA) é um ácido graxo que tem sido considerado um potente agente anti-obesidade pelas suas possíveis propriedades moduladoras no metabolismo lipídico.

A principal promessa desse nutriente, que é encontrado na carne bovina e laticínios, é a de reduzir gordura abdominal. Porém, devido à escassez de estudos com humanos, sua ação ainda não é totalmente segura.

Apesar disso, evidências sugerem que a suplementação de CLA talvez possa gerar mudanças favoráveis na composição corporal de algumas pessoas.

Ainda não existem comprovações científicas de que a suplementação com CLA reduza o peso corporal ou o índice de massa corporal em humanos, porém algum efeito relacionado à diminuição do tecido adiposo parece ocorrer com doses acima de 3g de CLA por dia, especialmente na região abdominal de homens obesos.

Quanto aos efeitos adversos de seu uso, alguns estudos mostraram que doses altas como 6g/dia podem desenvolver resistência a insulina, o que aumenta o risco de diabetes.

A redução de gordura corporal relatada nas pesquisas tem a explicação de que o CLA induziria a lípólise (quebra de gordura), diminuindo o número de células adiposas, bem como a redução do volume destas.

Para aumentar as perspectivas de resultados positivos, o CLA deve ser associado a uma alimentação balanceada e a exercícios físicos regulares. Mas lembre-se que o uso de suplementação somente deve ser feito por orientação de um profissional qualificado.



Elisa Laura Andres


Nutricionista CRN/RS 6037P
Graduada pela Universidade de Passo Fundo
Pós Graduanda em Nutrição Clínica e Estética pelo IPGS