segunda-feira, 8 de junho de 2009

O uso do Folato

Sabe-se que o ácido fólico é uma vitamina essencial na gestação, porque auxilia na formação de anticorpos e do DNA do embrião. A diminuição do consumo de folato está associada a deformações do tubo neural e anemia megaloblástica. A deficiência indiretamente, também pode favorecer a predisposição do câncer e da síndrome de Down. A suplementação de folato diminui os níveis de homocisteína, que é um fator de risco para o aparecimento de cardiopatias.
Existem muitas alterações estéticas que incomodam mulheres e homens. Entre elas destacam-se: a acne, flacidez, obesidade, estrias, celulite, gordura localizada e também envelhecimento cutâneo. A boa notícia é que por meio da escolha de um estilo de vida saudável e uma alimentação balanceada podemos amenizar muitos destes problemas.
O grande terror do público feminino é a celulite que é uma doença multi-fatorial, existem alguns fatores que favorecem o seu aparecimento como: dieta hipercalórica e pobre em fibras, baixo consumo de água e o uso de álcool.
A celulite pode ser controlada por uma dieta saudável, prática de exercícios físicos, controle do estresse, suplementação de vitamina A e E, vitamina B12, ácido fólico, vitamina C e glutamina.

O ácido fólico é importante em todas as fases da vida, pois, possui funções indispensáveis e necessárias para toda a sociedade e atua diretamente na prevenção de doenças.
Antigamente, o folato só era estudado como uma vitamina importante na prevenção de doenças relacionadas ao desenvolvimento do tubo neural do feto. Atualmente, percebe-se a importância deste nutriente na prevenção de doenças cardiovasculares, através dos níveis adequados de homocisteína, na estética com a suplementação deste micronutriente amenizando o aparecimento da celulite, no combate ao câncer, prejudicando o desenvolvimento do tumor e na síndrome de down através da hipometilação do DNA, contribuindo para a formação adequada no DNA humano.
Aline Mees Machado
Nutricionista CRN2 8573