segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Suplementos Alimentares


Aumentar a massa muscular, emagrecer, ficar mais jovem, se sentir mais disposto, aumentar a potência e o desempenho sexual, aumentar o rendimento nos treinos. Cada um tem uma justificativa para o uso de suplementos alimentares.

Segundo a ANVISA, “Suplementos Vitamínicos e/ou de Minerais, são alimentos que servem para complementar com estes nutrientes a dieta diária de uma pessoa saudável, em casos onde sua ingestão, a partir da alimentação, seja insuficiente ou quando a dieta requerer suplementação. Devem conter um mínimo de 25% e no máximo até 100% da Ingestão Diária Recomendada (IDR) de vitaminas e ou minerais, não podendo substituir os alimentos, nem serem considerados como dieta exclusiva”.

Não restam dúvidas quanto às mudanças favoráveis da composição corporal e a influência positiva sobre o desempenho esportivo de atletas após o manejo dietético, através do uso da suplementação alimentar para casos específicos.

A alimentação saudável e adequada à quantidade de trabalho deve ser entendida e compreendida pelos atletas de alto rendimento como sendo o ponto de partida para obter o desempenho máximo e as manipulações nutricionais caracterizam uma estratégia complementar.

Para os indivíduos que praticam exercícios físicos sem maiores preocupações com o desempenho, uma dieta balanceada, elaborada por um nutricionista, que atenda às recomendações dadas à população em geral, é suficiente para a manutenção da saúde e possibilita um bom desempenho físico geral.

Héladi Lirio

Graduada em nutrição pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos –UNISINOS
Pós-graduanda do curso de Nutrição Clínica e estética – IPGS
Atuante na área clínica nas cidades de Canela e Gramado