segunda-feira, 15 de junho de 2009

A acne e suas correlações

A acne é uma doença dos folículos pilosos muito frequente, chegando a acometer 85% dos adolescentes, sendo que pode ocorrer em todas as idades, desde o recém nascido até o idoso. Quando intensa, provoca estigmatização e alterações psicológicas importantes no seu portador, muitas vezes, levando à depressão e ao isolamento social.


É causada por diversos fatores, sendo a obstrução dos folículos pilosos o primeiro passo para a sua formação. Esta obstrução provoca a formação dos comedões (cravos), que podem ser abertos (pretos) ou fechados (brancos).


As erupções acneiformes são lesões semelhantes às de acne e podem ser causadas por cremes cosméticos, óleos, fricção, produtos químicos e medicamentos.


O TRATAMENTO DA ACNE VISA:
a) controlar a oleosidade da pele;
b) desobstruir e/ou dificultar a obstrução dos folículos;
c) destruir as bactérias foliculares e
d) reduzir a produção e a secreção sebácea
.

Estudos científicos sugerem que o aparecimento da acne também possa estar relacionado à hábitos alimentares, dentre esses pode-se destacar o consumo de alimentos processados, tais como salgadinhos, biscoitos, além de uma dieta rica em carboidratos refinados (farinhas e açúcares).


Através disso, entende-se que uma dieta equilibrada, supervisionada por um nutricionista, além de tratamentos tópicos com profissionais qualificados, possam garantir uma pele bonita e saudável.



Cíntia Ivaniski dos Santos



Graduada pela Universiadade Luterana do Brasil (ULBRA), em ESTÉTICA E COSMETOLOGIA, Pós graduanda em Nutrição Clínica e Estética (IGPS).