terça-feira, 7 de julho de 2009

Dietas da Moda e a busca por milagres!

Ser magra tornou-se padrão de beleza e esta associada a sucesso, felicidade, atração, controle e estabilidade. O excesso de peso torna-se problema, pois na ocorrência de insucesso na redução de peso as pessoas passam a utilizar progressivamente de práticas cada vez mais nocivas a saúde.

Alguns exemplos de dietas da moda:

Dieta do Dr. Atkins - libera totalmente o consumo de gorduras e proteínas. Recomenda refeições ricas em carne vermelha, ovos, maionese, creme de leite e manteiga. Restringe a ingestão de carboidratos (arroz, batata e derivados de grãos, como pão, macarrão, etc.) e proíbe ingredientes à base de açúcar. É pobre em vitaminas, minerais e fibras alimentares.
Esse tipo de dieta reduz o apetite e garante rápida perda de peso. Mas a alimentação gordurosa aumenta o colesterol no sangue e o excesso de proteínas sobrecarrega os rins. O regime provoca mau hálito, náuseas e dor de cabeça.
Vigilantes do Peso - Permite a combinação de carnes, massas, doces e pães. É preciso seguir a proporção entre carboidratos, proteínas e gorduras. Não proíbe nenhum alimento, desde que respeitadas às quantidades estabelecidas pelo método. Conta-se com a orientação de nutricionistas e de psicólogos.

Dieta dos Pontos - O valor calórico dos alimentos é convertido em pontos. Mulheres consomem 300 por dia e homens podem chegar a 400. Cada ponto equivale a 3,6 calorias. As refeições devem incluir carboidratos, gorduras e proteína. Torna-se inadequada se o indivíduo não escolher os alimentos corretamente. Nesse caso, o regime fica carente de nutrientes essenciais.

Dieta da USP - Uma heterodoxa combinação de alimentos deve ser seguida por duas semanas. Recomenda o consumo de muita proteína e quase nenhum carboidrato. Presunto, ovos e café preto.
Proporciona rápida perda de peso, mas não estimula o indivíduo a combinar alimentos. É carente de vitaminas A, B e C. Eleva os níveis de ácido úrico.

Dieta do Mediterrâneo - Este padrão alimentar é composto, basicamente, de vegetais, legumes, tomate, alho, frutas (maçã) e, principalmente, óleo de oliva, canola, cereais pouco moídos, nozes (pecan) e sementes, queijo branco e iogurte, além de vinho.
Vários estudos têm confirmado esta observação. A conclusão é de que quanto mais a pessoa pratica a dieta mediterrânea tradicional, menor a chance de adoecer por qualquer causa, incluindo câncer e doenças cardíacas.

Dieta Dash - DASH é a abreviação de "Dietary Approaches to Stop Hypertension", que significa "Métodos para Combater a Hipertensão Através da Dieta". A dieta DASH é um guia alimentar elaborado pelo governo norte-americano com o objetivo de abaixar a pressão arterial e, desta forma, diminuir os riscos à saúde decorrentes da pressão alta.
A dieta DASH é um plano alimentar com redução de gordura saturada e colesterol que enfatiza o consumo de frutas, vegetais, leite desnatado e seus derivados. Também inclui grãos integrais, peixe, frango, nozes e limita o uso de carne vermelha, doces, açúcar e refrigerantes. Seus benefícios aos hipertensos se devem, entre outros, ao fato de ser rica em potássio, magnésio, cálcio, proteínas e fibras.

Dieta de South Beach - Foi desenvolvida pelo dr. Arthur Agatston, renomado cardiologista e professor associado da Universidade de Medicina de Miami.A dieta de South Beach não propõe a retirada de nenhum grupo alimentar, a não ser nos primeiros 14 dias, e ensina que devemos comer de tudo, aprendendo que existem os bons e os maus carboidratos, assim como as boas e as más gorduras.
Dieta de Beverly Hills - É um rígido esquema alimentar, que proíbe misturar proteínas e carboidratos nas refeições e que nos primeiros 10 dias só permite comer frutas. No 11º dia libera o consumo de carboidratos e manteiga e no 19º introduz as proteínas. O consumo de cafeína é proibido e o de champanhe é liberado.
Portanto, para ter sucesso em uma dieta é necessário aliar uma boa reeducação alimentar a dietas, sempre com bom censo e acompanhamento de um profissional qualificado.


Lucinéia Puiatti Colpo
Nutricionista graduada pela Universidade do Vale do Itajai
Pós graduada em Gastronomia, Planejamento e Gestão Estratégica
Pós Graduanda em Nutrição Clínica e Estética