terça-feira, 15 de setembro de 2009

Antioxidantes como Anti-aging em Tratamentos Estéticos

Hoje em dia o apelo comercial é grande quando falamos de produtos anti-aging e tratamentos rejuvenescedores. Pesquisas sugerem que os cuidados com a pele sejam intensificados a partir do momento em que o ser humano perde 10% da massa muscular, entre os 30 e 40 anos e, a partir daí até os 80 anos, o índice chega a 30%. O aparecimento de sinais antes do tempo, considerando cada tipo de pele é um alerta do organismo e merece atenção.

Existem cremes rejuvenescedores de uso tópico, os cosmecêuticos, vendidos sem receita médica que tem ótimos ingredientes ativos, normalmente em menores concentrações que nos cremes medicamentosos vendidos sob prescrição e que complementam um bom tratamento de pele.
O ideal seria associarmos uma dieta com alimentos antioxidantes ao uso tópico de princípios ativos anti-aging. Dentre eles os mais usados são o retinol e o retinaldeído, derivados da vitamina A e mais suaves do que o ácido retinóico , estimulam a formação de colágeno novo, suavizam rugas finas, clareiam manchas do sol e melhoram a firmeza da pele.
Os alfa hidroxiácidos: glicólico, lático e cítrico, quando em concentrações mais baixas são considerados cosmecêuticos e hidratam, ajudam na renovação da pele, também estimulam a produção de colágeno novo e clareiam a pele. Alguns como o DMAE, tensine, raffermine, liftline causam o chamado efeito cinderela, agindo como tensores e melhorando temporariamente a flacidez.

Esses cuidados tem efeito apenas no envelhecimento extrínseco, é necessário também modularmos uma dieta personalizada, proporcionando alimentos e suplementos através de fórmulas magistrais, que potencializem a regeneração dos tecidos gerando beleza e saúde de dentro para fora. Esta é uma medida segura para prevenir a atuação dos radicais livres evitando o desequilíbrio que favorece o envelhecimento precoce das células.
Precisamos potencializar a ação das vitaminas E e C que são as principais antioxidantes; a coenzima Q10 tem uma forte ação rejuvenescedora ,aumenta a resistência das fibras de colágeno aos raios ultravioletas e melhora a hidratação da pele; os ácidos graxos e o beta caroteno; a biotina e o silício orgânico que ajudam a manter a saúde da pele, cabelos e unhas, e também não podemos esquecer dos minerais zinco e selênio que atuam como antioxidantes e moduladores do sistema imunológico.

Liliane de Bem e Canto
Nutricionista pós graduada em clínica terapêutica
e pós graduanda em nutrição clínica estética

Nenhum comentário:

Postar um comentário