terça-feira, 15 de setembro de 2009

Tabagismo e Envelhecimento cutâneo

Que o cigarro faz mal à saúde todo mundo já sabe e mesmo assim cerca de 1,2 bilhão de pessoas são fumantes ativos e pelo menos 500 milhões dessas pessoas morrerão em conseqüência desse vício.


O tabagismo é associado a várias tipos de câncer, mas ele também provoca alterações na pele. Um único cigarro determina vasoconstrição cutânea por cerca de 90 minutos e a isquemia crônica dos tecidos leva a lesão das fibras elásticas e a diminuição da síntese de colágeno, ou seja, envelhecimento cutâneo.


Alguns estudos mostram que a liberação de radicais livres geradas pelo fumo pode causar lesão de tecidos, normalmente estes radicais livres são inativados por antioxidantes como o retinol, o betacaroteno e o tocoferol, porém nos tabagistas os níveis séricos e cutâneos dessas substâncias são insuficientes para inativar estes radicais livres.


O tabaco ainda provoca o aumento da atividade plasmática da elastase que causa formação defeituosa da elastina tornando a pele mais espessa e fragmentada.


Como há muito tempo é falado, porém pouco estudado, o fumo tem um importante papel no envelhecimento cutâneo e por isso um estudo realizado em 1985 definiu critérios clínicos para “fácies de tabagismo” com os quais pode-se definir um grau de envelhecimento cutâneo ocasionado pelo tabaco.


Existem poucos estudos realizados sobre os efeitos do fumo e do envelhecimento da pele, por isso alguns são realizados comparando a pele de indivíduos fumantes com não fumantes. Com estes estudos de comparação entre os grupos, evidenciou-se que o grupo tabagista apresentou maiores alterações na pele do que o grupo não tabagista.


É fato que o envelhecimento cutâneo é provocado por vários fatores ambientais, alimentares, modo de vida, mas o tabagismo é mais um fator agravante para o envelhecimento da pele e é claro um fator que pode abreviar a sua vida.


Portanto cuide da sua pele, NÃO FUME, porque cuidando dela você cuida do seu corpo e da sua saúde!


Juliana Barcellos Colman

CRN 7807


Nutricionista pós graduanda em
Nutrição Clínica e Estética

SUPLEMENTAÇÃO ESPORTIVA E A BUSCA PELO CORPO PERFEITO

A alimentação adequada no esporte é fundamental para o melhor desempenho do atleta, mas com o stress e “correria” do cotidiano, grande parte população não se alimenta adequadamente, proporciando um aumento na comercialização de suplementos alimentares.

A indústria está ofertando no mercado, suplementos com várias promessas e propósitos, tais como estéticos, aumentar massa muscular e a performance das atividades, diminuir fadiga muscular, entre outros. Cada vez mais aumenta a preocupação com a aparência estética e a busca por resultados rápidos aumentam o uso indiscriminado de suplementação sem orientação profissional.


Segundo pesquisa realizada em novembro de 2008, as pessoas procuram praticar exercícios para melhorar a estética e saúde, visando ganhar massa muscular e perder tecido adiposo. A utilização de suplemento por praticantes de atividade física é maior entre os que fazem exercícios há mais tempo e com freqüência. O uso indiscriminado de suplementos alimentares recebe a influência por amigos que utilizam.


Os suplementos podem causar problemas à saúde quando utilizados de forma inadequada, o indicado é procurar ajuda de profissionais qualificados antes de consumir qualquer suplemento, recebendo a devida prescrição de quantidades, horários adequados e dieta equilibrada para uma melhor absorção do suplemento, proporcionando um melhor desempenho, resistência e resultado do atleta.


Alguns suplementos no mercado:

BCCA - Aminoácidos de Cadeia Ramificada (BCAA's) - Isoleucina, Leucina e Valina e Vitamina B6 que são “queimados” durante a atividade física. Melhora oferta de energia e recuperação muscular. Indicado para praticantes de modalidades de curta ou longa duração, sendo ideal para atletas de musculação, ciclismo, atletismo e que desejam manter sua massa magra.

Creatina - Sintetizada pelo fígado através de aminoácidos, encontrada em pouca quantidade em carne vermelha e peixe. Aumenta a força e da capacidade física para resistir mais tempo praticando atividade física. São atribuídos alguns efeitos colaterais, entre eles: náusea, diarréia, desconforto estomacal e tontura. Os efeitos causados pelo uso prolongado da creatina ainda são desconhecidos.

Whey protein – Composto basicamente do soro do leite contem diversos aminoácidos e alguns minerais como sódio, cálcio e potássio, existem várias marcas no mercado e com formulações diferentes, utilizado para aumento da massa muscular.

Glutamina - Aminoácido encontrado em grande concentração no tecido muscular ocorre degradação de glutamina em exercícios intensos e treinamento com peso. O Suplemento protege quanto à perda muscular para quem treina “pesado”.

Dextrose- Carboidrato de alto índice glicêmico, repositor energético para praticantes de Atividade Física, elaborado para ser consumido após treino para repor energia.

Termogênicos- Capacidade de transformar nutrientes em energia. Utilizado para “queimar” gorduras localizadas aumentando a definição muscular, Este suplemento ajuda a acelerar o metabolismo.

Algumas orientações nutricionais:

Antes da Atividade física
- Evitar ficar em jejum;
- Comer 2 hs antes ou 30 minutos se for alimentos com alto índice glicêmico;
- Consumo de água.


Durante a Atividade física
- Consumo de líquido mantendo a hidratação com água ou repositores hidroeletrolíticos);
- Quando necessária utilização de alimentos com alto Índice glicêmico.

Após Atividade Física
- Consumo de líquido mantendo a hidratação;

- Alimentos ricos em carboidratos nas primeiras duas horas após a atividade.


Cristiane Brum Barão

Nutricionista pós graduanda em
Nutrição Clínica e Estética

Antioxidantes como Anti-aging em Tratamentos Estéticos

Hoje em dia o apelo comercial é grande quando falamos de produtos anti-aging e tratamentos rejuvenescedores. Pesquisas sugerem que os cuidados com a pele sejam intensificados a partir do momento em que o ser humano perde 10% da massa muscular, entre os 30 e 40 anos e, a partir daí até os 80 anos, o índice chega a 30%. O aparecimento de sinais antes do tempo, considerando cada tipo de pele é um alerta do organismo e merece atenção.

Existem cremes rejuvenescedores de uso tópico, os cosmecêuticos, vendidos sem receita médica que tem ótimos ingredientes ativos, normalmente em menores concentrações que nos cremes medicamentosos vendidos sob prescrição e que complementam um bom tratamento de pele.
O ideal seria associarmos uma dieta com alimentos antioxidantes ao uso tópico de princípios ativos anti-aging. Dentre eles os mais usados são o retinol e o retinaldeído, derivados da vitamina A e mais suaves do que o ácido retinóico , estimulam a formação de colágeno novo, suavizam rugas finas, clareiam manchas do sol e melhoram a firmeza da pele.
Os alfa hidroxiácidos: glicólico, lático e cítrico, quando em concentrações mais baixas são considerados cosmecêuticos e hidratam, ajudam na renovação da pele, também estimulam a produção de colágeno novo e clareiam a pele. Alguns como o DMAE, tensine, raffermine, liftline causam o chamado efeito cinderela, agindo como tensores e melhorando temporariamente a flacidez.

Esses cuidados tem efeito apenas no envelhecimento extrínseco, é necessário também modularmos uma dieta personalizada, proporcionando alimentos e suplementos através de fórmulas magistrais, que potencializem a regeneração dos tecidos gerando beleza e saúde de dentro para fora. Esta é uma medida segura para prevenir a atuação dos radicais livres evitando o desequilíbrio que favorece o envelhecimento precoce das células.
Precisamos potencializar a ação das vitaminas E e C que são as principais antioxidantes; a coenzima Q10 tem uma forte ação rejuvenescedora ,aumenta a resistência das fibras de colágeno aos raios ultravioletas e melhora a hidratação da pele; os ácidos graxos e o beta caroteno; a biotina e o silício orgânico que ajudam a manter a saúde da pele, cabelos e unhas, e também não podemos esquecer dos minerais zinco e selênio que atuam como antioxidantes e moduladores do sistema imunológico.

Liliane de Bem e Canto
Nutricionista pós graduada em clínica terapêutica
e pós graduanda em nutrição clínica estética