terça-feira, 11 de agosto de 2009

Nutricosméticos existentes no mercado

Diferentes dos cosmecêuticos, que incorporam ativos farmacêuticos ou que tenham ação corretiva semelhante a farmacêuticos para aplicação tópica, os nutricosméticos unem nutrição à saúde do corpo e da pele, amplificando a beleza interior por meio de vitaminas, aminoácidos, proteínas e ativos botânicos que oferecem benefícios antioxidantes.

Não há nenhuma contra-indicação ao uso de nutracêuticos, desde que a pessoa tenha disciplina de tomar apenas a quantidade prescrita e recomendada, sendo preciso tomar muito cuidado para não haver um excesso de suplementos e sobrecarga no fígado. Portanto, lembre-se, antes de fazer uso de certos nutracêuticos procure sempre orientação de profissionais devidamente capacitados.


Exemplos de Nutracêuticos existentes no mercado:

Imedeem Classic (Ferrosan): Tem ação preventiva. Contém complexo biomarinho, vitamina C, zinco e óleos de essências.

Imedden Time Perfection (Ferrosan): Para clareamento das manchas da idade e rugas acentuadas. Contém licopeno, extrato de semente de uva, proteínas marinhas e vitamina C.

Imedden Tan Opmizer (Ferrosan): Estimula a produção de melanina. Contém licopeno, extrato de óleo de palma e vitaminas C e E.

Innéov Fermeté (Nestlé/L’Oréal): Atua para dar mais firmeza, luminosidade e densidade à pele. Contém o ativo patenteado Lacto- Licopeno (licopeno + Proteína do leite), extrato de soja e vitamina C.

Accuvit (Ache): Combate o envelhecimento precoce. Contém vitaminas C e E, betacaroteno, zinco, cobre, selênio e bioflavonóides.

Viviscal (Vivipharma): Ajuda a reduzir a queda de cabelo. Contém vitamina C, extrato de acerola, silício, zinco e extrato de cartilagem marinha.

Pantogar (Biolab): Ação fortalecedora de unhas e combate da perda difusa de cabelo. Contém vitamina B1, queratina, cistina, tiamina e cálcio.

Dermavite (Stiefel): para reduzir a queda de cabelo, fortalecer as unhas e prevenir o envelhecimento da pele. Contém ácido fólico, betacaroteno, biotina, cálcio, zinco, licopeno, viatminas A,C e E, cobre, cromo, selênio e manganês.

Cenaflan Plus (Sigma Pharma): Indicado para prevenção do envelhecimento precoce da pele. Contém vitamina C, betacaroteno, magnésio, zinco, selênio, cromo e manganês.

Vitalux Plus (Novartis): Auxilia na prevenção do envelhecimento precoce. Contém carotenóides, luteína, vitaminas e minerais.

Revestrol (Attivos Magisttrais): Vinho em cápsulas, substância medicinal encontrada no vinho tinto, da família dos flavonóides e encontrados na casca vermelha das uvas. É indicado para aqueles que querem os benefícios para saúde, beleza e longevidade do vinho.

Chocolate da Beleza (Ecco Bella): Contém cacau orgânico e antioxidantes derivados de tomates, cenouras, algas e da fruta mirtilo. Promete pele macia e mais protegida contra o sol.

Iogurte da Juventude (Parmalat): leite e frutas, adoçados com açúcar e mel, acrescidos de vitamina E e coenzima Q10. Promete uma dieta rica em compostos antioxidantes, que ajudam a combater o envelhecimento das células, melhorando a aparência e prevenindo doenças.

Suplemento Líquido de Cogumelos (Origins): Contém cogumelos, gengibre, sementes de linhaça e manjericão. Promete fortalecer as defesas da pele.

Água antiacne (Borba Skin): Contém complexo de vitaminas e antioxidantes, alguns retirados do mamão papaia. Promete remover toxinas que causam a acne e clarear a pele.

* Nem todos estes produtos são comercializados no Brasil.


Lísia De Marchi Teixeira

CRN2 6553P

Nutricionista graduada pelo Centro Universitário Metodista do IPA, com aperfeiçoamento em Personal Diet e Nutrição Cliníca Estética. Pós Graduanda em Nutrição Clínica Estética do IPGS.