terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Síndrome da Tensão Pré Menstrual

Síndrome da tensão pré-menstrual, também conhecida como TPM, é um conjunto de sintomas relacionados ao ciclo menstrual. Os sintomas da síndrome da tensão pré-menstrual ocorrem na semana ou até duas semanas antes da menstruação. Estes sintomas geralmente desaparecem depois que a menstruação começa.


As causas não estão claras. Algumas mulheres podem ser mais sensíveis do que outras às alterações nos níveis de hormônios. Podem apresentar sintomas tanto físicos como emocionais como: Inchaço (edema), aumento do volume e da sensibilidade mamária, fadiga e problema para dormir, enjoô, prisão de ventre ou diarréia, flatulência, cefaléia, mudanças no apetite ou ânsia por comida, compulsões alimentares (principalmente por chocolate, doces, alimentos muito salgados), aumento da demanda energética, modificações no perfil lipídico e no metabolismo de vit. D , cálcio, ferro e magnésio, dores musculares ou articulações, tensão, irritabilidade, mudanças no humor ou acessos de choro, ansiedade ou depressão, problema de memória e concentração.

De acordo com o American College of Obstetricians and Gynecologists, até 40% das mulheres que menstruam relatam alguns dos sintomas da TPM. Alguns estudos relatam que há uma menor produção no sistema nervoso central do neurotransmissor (serotonina) e de B- endorfina, um opióide endógeno com efeitos sistêmicos semelhantes à morfina. Há melhora do quadro com terapias que modificam a concentração central de serotonina como por exemplo a administração de vit. B6 e atividade física que elevam os níveis de endorfinas.

A causa da SPM não é bem compreendida, podendo haver envolvimento de excesso de estrógeno, deficiência de progesterona, retenção hídrica, deficiência de vitamina B6, hiperprolactinemia, alergias hormonais ou anormalidades de prostaglandinas, todos estes fatores ainda a serem comprovados.

Recomendações para aliviar os sintomas:
- Adotar um estilo de vida mais saudável, praticando exercícios físicos regularmente, ter horas de sono no mínimo 08 horas por dia, não fumar, controlar o estresse.
- Evitar o excesso de sal, açúcar, cafeína e álcool, alimentos gordurosos (frituras).
- Utilizar suplementação de vit. B6, ferro, cálcio com vit. D e ácido fólico.


Patricia Ryan
Nutricionista formada pelo IMEC
Pós graduanda em Nutrição ClÍnica e Estética pelo IPGS