terça-feira, 30 de março de 2010

Síndrome da Desarmonia Corporal


Chamamos de Síndrome da Desarmonia Corporal o conjunto de alterações que afetam a harmonia corporal. Esta síndrome se caracteriza pelo aparecimento de:


→ Hidrolipodistrofia (celulite);
→ Estrias;
→ Gordura localizada;
→ Gordura regionalizada;
→ Flacidez muscular.


Diversos podem ser os fatores que influenciam no aparecimento de desarmonia corporal, tais como: má alimentação, falta de exercício físico, genética familiar, fatores hormonais, entre outros.



Temos dois tipos de estrutura corporal, ginóide e andróide, o que também influencia no aparecimento de desarmonia corporai. A ginóide (corpo em forma de pêra), é mais comum entre as mulheres, é caracterizada pela deposição de gordura nas nádegas e coxas, portanto possuem a tendência de ter mais problemas estéticos. A andróide (corpo em forma de maça), a gordura se localiza preferencialmente na região abdominal.


Não só mulheres obesas apresentam alterações na harmonia corporal. Mulheres com o peso normal podem apresentar uma proporção maior de gordura, o que associado aos hormônios feminino, problemas de circulação e outros fatores, acaba acarretando em problemas de fins estético.


Saúde e beleza deve ser um conjunto. Alimentação saudável e exercício físico é a base para quem deseja estar em forma e também um requisito para a boa saúde. Associar alimentação e exercício é o primeiro passo para o sucesso do tratamento e também da prevenção. Reeducação alimentar é uma ação para a vida toda, e a peça chave para ter um perfil corporal bonito e livre de desarmonias corporais. Reservas exageradas de gordura só tendem a fazer mal a saúde e estética.


O diagnostico da Síndrome da Desarmonia Corporal deve ser realizado pelo estudo da composição corporal, e o seu tratamento especifico para cada problema. Entretanto, devemos lembrar que todos esses fatores aparecem com intensidades diferentes em cada indivíduo, no entanto, depois de já presente no corpo, os tratamentos devem ser iniciados rapidamente a fim de evitar sua progressão, onde muitas vezes, conduz a quadros irreversíveis.



Maria Eduarda Mascarenhas Waihrich
Nutricionista graduada pelo Centro Universitário Franciscano
Pós Graduanda em Nutrição Clínica e Estética pelo IPGS