terça-feira, 14 de julho de 2009

Celulite x Dieta de Baixo Indice Glicêmico

A Hidrolipodistrofia, mais conhecida como celulite, é uma afecção freqüente que afeta aproximadamente 80% das mulheres ocidentais na pós-puberdade, comprometendo a beleza corporal e causando nas mulheres um desconforto estético.


O termo Celulite é estabelecido para a adiposidade com aparência ondulada, causando um aspecto irregular na pele, sendo a alteração do tecido gorduroso mais comum nas mulheres, atingindo tanto as magras quanto as obesas.


Sua causa é desconhecida, porém inúmeras explicações têm sido propostas. Uma das mais aceitas sugere a ocorrência de diversas alterações inflamatórias complexas envolvendo estruturas do tecido celular subcutâneo e a derme.


A celulite se desenvolve quando pequenos vasos sanguíneos na camada adiposa tornam-se danificados, talvez devido à inflamação, acarretando uma redução no fluxo sanguíneo e linfático, retenção hídrica e edema localizado.


Apesar dos fatores etiopatogênicos específicos ainda não serem bem conhecidos, há, no entanto, alguns fatores predisponentes ao seu aparecimento como: fatores genéticos, sexo, idade, fatores emocionais, fatores metabólicos, fatores hormonais, hipertensão arterial, obesidade, hábitos dietéticos, vida sedentária, roupas apertadas, álcool e tabagismo.


Estudos científicos já constatam que a ingestão de alimentos de baixo índice glicêmico - IG pode diminuir a secreção de hormônios como o cortisol, hormônio do crescimento e glucagon, estimulando a síntese protéica, sendo que alguns autores relatam que a ingestão de dietas de baixo IG tende a aumentar o teor de massa magra e a diminuir, significativamente, o teor de massa gordurosa corporal.


Constata-se que a dieta de baixo IG pode trazer vários benefícios na redução de peso, mas quanto ao tratamento dietético específico para celulite nada é informado na literatura, sendo escassos estudos nesse sentido. Portanto, procure o auxílio de um nutricionista capacitado para informações corretas e individualizadas.


Roberta Felario de Paula
Nutricionista - CRN2 8370


Graduada em Nutrição pela Unisinos
Pós Graduanda no curso de Nutrição Clínica e Estética pelo IPGS
Atua como Nutricionista em clínica consultório localizado na cidade de Novo Hamburgo – RS