segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Síndrome das Unhas Frágeis e a importância de nutrientes

A Síndrome das unhas frágeis (SUF) é caracterizada pela fragilidade da unha e afeta 20% da população, sendo duas vezes mais freqüente nas mulheres. Na onicosquizia, uma das manifestações desta síndrome, a unha se apresenta mole e seca com descamação na sua borda livre, decorrente da perda de fatores de adesão intercelular da lâmina ungueal. Sua gravidade varia desde leve descamação distal até perda total da margem distal de pelo menos um terço da unha.

Os fatores causais relacionados com a presença da SUF não foram completamente elucidados, mas acredita-se que a síndrome tenha origem tanto vascular quanto física ou traumática, incluindo a exposição a agentes químicos (solventes, ácidos, cimento, sais, etc.) ou cosméticos (formaldeído); atividades laborais que exigem a lavagem constante das mãos (cozinheira, dona de casa, enfermeira, cabeleireira, etc.); traumas repetitivos (digitação); uso de acetona para remover o esmalte; deficiência ou superdosagem de selênio na alimentação.
A lâmina da unha contém aproximadamente 10% de água, sendo pobre em lipídios. Dessa forma, sua capacidade de reter líquido é pequena, o que a torna mais suscetível à desidratação e aos danos mecânicos. Foi observado conteúdo reduzido de enxofre e capacidade de retenção hídrica inferior nas unhas de pessoas com SUF em comparação com indivíduos normais.

Estudos científicos revelam que o tratamento nutricional da onicosquizia se baseia na suplementação com biotina (2,5 mg/dia), durante 4 a 12 meses ou silício (ácido orto silícico - 10 mg/dia), por 5 meses. A terapia com biotina promoveu o fortalecimento das unhas, com aumento da espessura e redução de rachaduras e da descamação.

A incorporação do hábito de usar luvas em atividades onde as mãos são molhadas com frequência ou na manipulação de substâncias químicas; manter as unhas bem aparadas e lixadas; a aplicação de emolientes e esmaltes de forma adequada; a alimentação balanceada são atitudes que auxiliam na prevenção de danos e recuperação da lâmina ungueal. A utilização de cosméticos pode camuflar ou reduzir a proteção das unhas.

Estudos utilizando suplementação de vitamina E, vitamina A, vitamina C, vitamina B12, zinco, ferro, cobre ou selênio não apresentaram melhora da onicosquizia em unhas de indivíduos com estado nutricional adequado.

As unhas frágeis são bem mais do que um incômodo exclusivamente estético, pois tocam quase tudo que é apreendido pelas mãos e sua fragilidade pode representar grande desconforto e incapacidade para o paciente.


Claudia Scorzato
Nutricionista e Personal Diet
CRN2 0623
Graduada em Nutrição pela USP
Pós graduada em Terapia Nutricional pela UFSC
Pós graduanda em Nutrição Clínica e Estética pelo IPGS