terça-feira, 12 de maio de 2009

O Benefício de alimentos fotoprotetores para a saúde da pele

Os efeitos deletérios da nossa saúde variam consideravelmente conforme o tipo do organismo e seu estado fisiológico, juntamente com as defesas antioxidantes e os alimentos. Nossos diferentes tecidos reagem e são afetados todos os dias por esses efeitos.
Toda mulher já ouviu falar de radicais livres, pois algum produto em seu dia-a-dia apresenta-se no combate (cremes para o rosto, mãos , pós, shampoos ,loções e alimentos) em letras garrafais em algum ponto da embalagem detectamos os anti radicais livres, contra radicais livres, previne radicais livres. Mas afinal , porque travamos essa batalha?
Porque os radicais livres ou espécies reativas de oxigênio causam o que chamamos de dano biológico. Eles chegam até a membrana das nossas células, atacam as proteínas que estão presentes induzindo uma mutação do DNA e a morte da celula resultando em um processos de queda do sistema imunológico da pele, envelhecimento ou carcinogenese cutânea.
Nosso DNA é lesado continuamente e conforme o nível de defesas que nos encontramos ele repara, acumula ou então corrige os erros lentamente. As radiações do sol, por exemplo, podem causar diretamente dano no DNA ou RNA e inibição da síntese de proteínas, bem como agir indiretamente, formando os radicais livres.
O fotoenvelhecimento refere-se especificamente aos efeitos á exposição crônica e aguda à radiação ultravioleta e se apresenta com alterações como rugas, ressecamento, manchas, flacidez e engrossamento da pele. A prevenção à radiação UV com filtro solar já é conhecido da população e começa na infância.
Eles estão disponíveis comercialmente há mais de 60 anos, mas a proteção endógena, ou seja, aquela de dentro para fora poucos conhecem. Estudos mostram que o consumo de determinados alimentos fontes de nutrientes antioxidantes em um determinado período mínimo ( 10 semanas) possam defender nossas células e neutralizar os efeitos nocivos do radicais livres e assim protegê-las ou poupá-las por mais tempo. O organismo humano protege-se naturalmente utilizando antioxidantes para neutralizar os efeitos nocivos dos radicais livre e isto pode ser realizado por várias enzimas e alimentos fontes antioxidantes.
A fotoproteção oferecida pelos filtros não é 100% perfeita e desse modo a proteção da pele depende também das defesas endógenas. Embora os tratamentos com únicos componentes do sistema antioxidante sejam bem sucedidos de encontro a uma grande variedade o contrapeso entre os antioxidantes diferentes na pele é muito importante. Os resultados mais promissores foram obtidos nos estudos que combinam diversos compostos, tendo por resultado a combinação deles.

ORIENTAÇÕES SOBRE NUTRIENTES FOTOPROTETORES:

Licopeno: presente no tomate ( principa e na melancialmente no molho) na goiaba vermelha e na melancia
Betacaroteno:
encontrados na cenoura , no mamão , na abóbora, na manga e na laranja
Xantofilas: suas fontes são o pimentão, o espinafre, a beterraba, etc
Vitamina C: encontrada nas frutas cítricas, tais como: laranja, kiwi e acerola
Vitamina E: óleos vegetais( canola, girassol,soja) castanha, amendoa, germe de trigo,
Polifenóis e Flavonóides: presente no chá verde, suco de uva integral e cacau.
Selênio : frutos do mar, castanhas e nozes estão dentre as principais fontes alimentares
"Os anos enrugam a pele, mas renunciar ao
entusiasmo, faz enrugar a alma."

Albert Schweitzer


Simone P. Fernandes
Pesquisadora de Nutrição UFRGS e IPGS
Supervisora do núcleo de Pós Graduação do Instituto de Pesquisa , Ensino e Gestão em Saúde
Co-autora do livro Nutrição em Estética- editora Atheneu
Co-autora do Manual para atendimento em Nutrição e Estética

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Nutrição e Estética: Celulite

A palavra celulite é um termo popular para designar a hidrolipodistrofia ginóide, ou seja, denominado pelos estudiosos no assunto como a pele com aspecto de casca de laranja.

Estima-se que a celulite afete a maioria das mulheres, não sendo considerada um estado patológico, porém causa perturbações estéticas nas mesmas.

As causas ainda não estão bem estabelecidas, bem como a fórmula ideal para controlar a celulite, apesar das inúmeras recomendações existentes.

Embora exista uma relação importante da celulite com o sobrepeso e erros alimentares, pacientes considerados com peso adequado também podem apresentar celulite em função do depósito aumentado de gordura em determinadas regiões do corpo.

Não há dúvidas que a alimentação exerce papel importante na celulite. A reeducação alimentar, entretanto, é fundamental no tratamento desta condição, melhor ainda quando associadas a outras técnicas.

Regras básicas no combate à celulite:

  • Abster-se dos chamados hábitos tóxicos, tais como o consumo de café, refrigerantes, bebidas alcoólicas, fumo.
  • Diminuir a ingestão dos carboidratos simples, sendo eles massas, pão branco, batata, doces e sobremesas.
  • Evitar o consumo de alimentos enlatados, pois estes contem conservantes e aditivos.
  • Reduzir as gorduras de origem animal da dieta e consumir óleos vegetais, como canola, milho, algodão, azeite de oliva, bem como oleaginosas (nozes, castanhas).
  • Incluir fibras na alimentação: cereais integrais, frutas, verduras.
  • Beber água durante o dia para estimular o funcionamento do organismo.
  • Os piores graus de celulite estão relacionados ao maior ganho de peso, por isso, procure orientação nutricional para emagrecimento, se preciso.
  • Evite roupas apertadas e procure praticar exercício físico, bem como viver sem estresse.
  • Enfim, o enfoque deve ser global e sempre com orientação de profissionais devidamente capacitados.

    PROCURE PELA SAÚDE E TERAS A BELEZA!

    Renata Boscaini David Nutricionista CRN2 8369

    Nutricionista graduada pela Unisinos, com aperfeiçoamento em Nutrição Estética e pós graduanda em Nutrição Clínica e Estética pelo IPGS. Atua em Garibaldi/RS como nutricionista clínica e esteticista facial em consultório particular. Realiza pesquisa clínica na área de nutrição e celulite em Centro de Pesquisa localizado em Porto Alegre/RS.