terça-feira, 12 de maio de 2009

O Benefício de alimentos fotoprotetores para a saúde da pele

Os efeitos deletérios da nossa saúde variam consideravelmente conforme o tipo do organismo e seu estado fisiológico, juntamente com as defesas antioxidantes e os alimentos. Nossos diferentes tecidos reagem e são afetados todos os dias por esses efeitos.
Toda mulher já ouviu falar de radicais livres, pois algum produto em seu dia-a-dia apresenta-se no combate (cremes para o rosto, mãos , pós, shampoos ,loções e alimentos) em letras garrafais em algum ponto da embalagem detectamos os anti radicais livres, contra radicais livres, previne radicais livres. Mas afinal , porque travamos essa batalha?
Porque os radicais livres ou espécies reativas de oxigênio causam o que chamamos de dano biológico. Eles chegam até a membrana das nossas células, atacam as proteínas que estão presentes induzindo uma mutação do DNA e a morte da celula resultando em um processos de queda do sistema imunológico da pele, envelhecimento ou carcinogenese cutânea.
Nosso DNA é lesado continuamente e conforme o nível de defesas que nos encontramos ele repara, acumula ou então corrige os erros lentamente. As radiações do sol, por exemplo, podem causar diretamente dano no DNA ou RNA e inibição da síntese de proteínas, bem como agir indiretamente, formando os radicais livres.
O fotoenvelhecimento refere-se especificamente aos efeitos á exposição crônica e aguda à radiação ultravioleta e se apresenta com alterações como rugas, ressecamento, manchas, flacidez e engrossamento da pele. A prevenção à radiação UV com filtro solar já é conhecido da população e começa na infância.
Eles estão disponíveis comercialmente há mais de 60 anos, mas a proteção endógena, ou seja, aquela de dentro para fora poucos conhecem. Estudos mostram que o consumo de determinados alimentos fontes de nutrientes antioxidantes em um determinado período mínimo ( 10 semanas) possam defender nossas células e neutralizar os efeitos nocivos do radicais livres e assim protegê-las ou poupá-las por mais tempo. O organismo humano protege-se naturalmente utilizando antioxidantes para neutralizar os efeitos nocivos dos radicais livre e isto pode ser realizado por várias enzimas e alimentos fontes antioxidantes.
A fotoproteção oferecida pelos filtros não é 100% perfeita e desse modo a proteção da pele depende também das defesas endógenas. Embora os tratamentos com únicos componentes do sistema antioxidante sejam bem sucedidos de encontro a uma grande variedade o contrapeso entre os antioxidantes diferentes na pele é muito importante. Os resultados mais promissores foram obtidos nos estudos que combinam diversos compostos, tendo por resultado a combinação deles.

ORIENTAÇÕES SOBRE NUTRIENTES FOTOPROTETORES:

Licopeno: presente no tomate ( principa e na melancialmente no molho) na goiaba vermelha e na melancia
Betacaroteno:
encontrados na cenoura , no mamão , na abóbora, na manga e na laranja
Xantofilas: suas fontes são o pimentão, o espinafre, a beterraba, etc
Vitamina C: encontrada nas frutas cítricas, tais como: laranja, kiwi e acerola
Vitamina E: óleos vegetais( canola, girassol,soja) castanha, amendoa, germe de trigo,
Polifenóis e Flavonóides: presente no chá verde, suco de uva integral e cacau.
Selênio : frutos do mar, castanhas e nozes estão dentre as principais fontes alimentares
"Os anos enrugam a pele, mas renunciar ao
entusiasmo, faz enrugar a alma."

Albert Schweitzer


Simone P. Fernandes
Pesquisadora de Nutrição UFRGS e IPGS
Supervisora do núcleo de Pós Graduação do Instituto de Pesquisa , Ensino e Gestão em Saúde
Co-autora do livro Nutrição em Estética- editora Atheneu
Co-autora do Manual para atendimento em Nutrição e Estética

Nenhum comentário:

Postar um comentário