segunda-feira, 11 de maio de 2009

Nutrição e Estética: Celulite

A palavra celulite é um termo popular para designar a hidrolipodistrofia ginóide, ou seja, denominado pelos estudiosos no assunto como a pele com aspecto de casca de laranja.

Estima-se que a celulite afete a maioria das mulheres, não sendo considerada um estado patológico, porém causa perturbações estéticas nas mesmas.

As causas ainda não estão bem estabelecidas, bem como a fórmula ideal para controlar a celulite, apesar das inúmeras recomendações existentes.

Embora exista uma relação importante da celulite com o sobrepeso e erros alimentares, pacientes considerados com peso adequado também podem apresentar celulite em função do depósito aumentado de gordura em determinadas regiões do corpo.

Não há dúvidas que a alimentação exerce papel importante na celulite. A reeducação alimentar, entretanto, é fundamental no tratamento desta condição, melhor ainda quando associadas a outras técnicas.

Regras básicas no combate à celulite:

  • Abster-se dos chamados hábitos tóxicos, tais como o consumo de café, refrigerantes, bebidas alcoólicas, fumo.
  • Diminuir a ingestão dos carboidratos simples, sendo eles massas, pão branco, batata, doces e sobremesas.
  • Evitar o consumo de alimentos enlatados, pois estes contem conservantes e aditivos.
  • Reduzir as gorduras de origem animal da dieta e consumir óleos vegetais, como canola, milho, algodão, azeite de oliva, bem como oleaginosas (nozes, castanhas).
  • Incluir fibras na alimentação: cereais integrais, frutas, verduras.
  • Beber água durante o dia para estimular o funcionamento do organismo.
  • Os piores graus de celulite estão relacionados ao maior ganho de peso, por isso, procure orientação nutricional para emagrecimento, se preciso.
  • Evite roupas apertadas e procure praticar exercício físico, bem como viver sem estresse.
  • Enfim, o enfoque deve ser global e sempre com orientação de profissionais devidamente capacitados.

    PROCURE PELA SAÚDE E TERAS A BELEZA!

    Renata Boscaini David Nutricionista CRN2 8369

    Nutricionista graduada pela Unisinos, com aperfeiçoamento em Nutrição Estética e pós graduanda em Nutrição Clínica e Estética pelo IPGS. Atua em Garibaldi/RS como nutricionista clínica e esteticista facial em consultório particular. Realiza pesquisa clínica na área de nutrição e celulite em Centro de Pesquisa localizado em Porto Alegre/RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário